Avaliação do Usuário

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Dados 2020

Acesse aqui o pdf do Projeto Capacitação do ano de 2020. Este pdf contém informaçõe sobre as empresas participantes dos cursos ofertados pela ENDC. Estudos precisos dos resultados foram feitos pela a equipe da unb afim de analisar os dados.

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Dados 2021

Acesse aqui o pdf do Projeto Capacitação do ano de 2020. Este pdf contém informaçõe sobre as empresas participantes dos cursos ofertados pela ENDC. Estudos precisos dos resultados foram feitos pela a equipe da unb afim de analisar os dados.

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Dados 2022

Acesse aqui o pdf do Projeto Capacitação do ano de 2020. Este pdf contém informaçõe sobre as empresas participantes dos cursos ofertados pela ENDC. Estudos precisos dos resultados foram feitos pela a equipe da unb afim de analisar os dados.

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Tendo em vista o comprometimento da Secretaria Nacional do Consumidor em resguardar a privacidade dos usuários deste portal, foi desenvolvida a presente política de privacidade e uso de dados, com vistas a esclarecer como serão utilizadas as informações pessoais disponibilizadas por seus usuários. Por tratar-se de um ambiente informativo e educativo, a manutenção e atualização do portal serão feitas pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), da Secretaria Nacional do Consumidor.

Do tratamento das informações

As informações cadastrais fornecidas pelos usuários do portal www.defesadoconsumidor.gov.br são registradas e armazenadas em nossos bancos de dados, observados os necessários padrões de segurança, confidencialidade e integridade, e somente serão acessadas ou utilizadas com fins educacionais e administrativos, isto é, para as finalidades próprias do portal.

Os mantenedores do portal Defesa do Consumidor reservam-se o direito de enviar mensagens de correio eletrônico a todos os alunos da ENDC, egressos, colaboradores e demais pessoas cadastradas no banco de dados do portal. Trata-se de comunicação referente às suas atividades próprias, tais como divulgação de cursos, eventos e quaisquer outras informações referentes à educação para os consumidores.

Nenhuma mensagem será enviada ao e-mail do usuário sem prévia autorização. Caso não queira mais receber nossos e-mails, haverá a opção de se descadastrar, cessando o envio de mensagens em até 02 (dois) dias úteis, a contar da data da solicitação.

Toda comunicação realizada pelo portal tem caráter institucional e educacional. Deste modo, qualquer mensagem que faça uso de seu nome e que não tenha sido proveniente de seus e-mails institucionais ou dos e-mails dos servidores do órgão mantenedor podem ser considerados fraudulentos.

Caso o site venha a se utilizar de cookies, será com o fim de facilitar a navegação e a adequação do site às preferências dos usuários, sem que se vise ao monitoramento ou identificação das ações dos usuários. A navegação no site não será prejudicada caso o usuário decida utilizar recursos do seu navegador para bloquear a instalação dos cookies ou para informar quando estão ativados.

Da modificação da política de privacidade e do uso de dados

O uso do Portal Defesa do consumidor pressupõe a aceitação desta política de privacidade e do uso de dados.

A Secretaria Nacional do Consumidor reserva-se ao direito de alterá-la a qualquer tempo, notificando o usuário em caso de mudanças significativas. Recomendamos que consulte-a com regularidade de forma a estar sempre atualizado.

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A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), criada em 13 de agosto de 2007, por meio da Portaria Ministerial nº 1.387, promove principalmente a formação e capacitação técnica dos agentes e técnicos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) em todo o Brasil, bem como proporciona a construção do conhecimento específico no tocante às relações de consumo, fundamental para a elaboração de políticas públicas.

A capacitação técnica desenvolvida pela ENDC, além de aprimorar a qualidade da assistência aos consumidores, também proporciona o fortalecimento da estrutura nacional de defesa do consumidor ao promover a identidade e a harmonia do conhecimento no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) entende que é fundamental instituir mecanismos permanentes de capacitação, atualização e especialização de modo que órgãos e entidades de defesa do consumidor possam atuar com eficácia e competência e responder aos anseios da sociedade que é cada vez mais esclarecida, ávida por informação e que busca os seus direitos.

Neste sentido, a Escola Nacional, ao promover e efetivar a educação em direito do consumidor para o aprimoramento dos atores que realizam a defesa do consumidor, fortalece o SNDC e contribui para o aprimoramento do atendimento ao cidadão que é o beneficiário e foco principal das atuações dos integrantes do Sistema Nacional.

Além da função de sustentar de maneira contínua e duradoura os programas de capacitação de órgãos e entidades de defesa do consumidor, a Escola Nacional promoverá, ainda no segundo semestre deste ano, novos cursos gratuitos; inclusive para a sociedade. Estas ações de capacitação visam a contribuir para o avanço do exercício da cidadania a partir do conhecimento e apropriação por parte dos consumidores brasileiros acerca dos seus direitos.

Em 2015, a ENDC firmou parceria com a Universidade de Brasília (UNB) para implementar um sistema oficial de certificação.

 

Missão

Promover e executar programas e ações de capacitação, construção e disseminação do conhecimento na área de proteção e defesa do consumidor, com vistas ao fortalecimento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e ao empoderamento do consumidor.

Visão

Ser referência na formação e valorização dos profissionais de defesa do consumidor, bem como na disseminação de conteúdos didáticos e instrutivos para o consumidor relativos aos seus direitos.

Valores

  • Ética: Todas as ações são pautadas na transparência e integridade, bem como na promoção do acesso isonômico aos serviços da Escola.
  • Harmonização: Foco na harmonização de conteúdos e diretrizes para a prática operacional na área de proteção e defesa do consumidor, e na gestão do conhecimento produzido pela Escola e demais parceiros.
  • Valorização de seus colaboradores: Primazia da construção e manutenção de clima organizacional que estimule e motive os colaboradores ao desempenho de suas atividades de forma satisfatória e saudável.
  • Foco na excelência: Busca pela inovação e criatividade no desenvolvimento de processos, projetos e serviços da Escola.
  • Efetividade: Orientação para o desempenho e resultados alcançados de forma a otimizar o uso dos recursos materiais e imateriais.
  • Melhoria contínua: Promoção de capacitação continuada dos colaboradores da Escola e seu público-alvo.
  • Compromisso: Formação dos profissionais de defesa e proteção do consumidor e capacitação do consumidor quanto aos seus direitos e mecanismos de defesa.
  • Cooperação: Priorização da cooperação e a integração das ações da Escola, e desta com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, agências reguladoras e outras instituições do setor.
    Comprometimento: Atuação de forma proativa, dedicada e persistente no alcance dos objetivos individuais e coletivos relacionados às atividades da Escola.

 

Redes Sociais

Política de Privacidade e Uso

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